
VOCÊ DESEJA TER ALGUÉM?
A SOLIDÃO E O CAMINHO DO AUTOCONHECIMENTO.
Por: SILVIO CESAR
A solidão, muitas vezes, nos assombra. Quando nos sentimos solitários, é comum imaginarmos que a presença de outra pessoa poderia preencher esse vazio. No entanto, a ausência que sentimos nem sempre é do outro, mas de nós mesmos.
A Doutrina Espírita e a Psicologia nos ensina que a solidão pode ser uma valiosa oportunidade de autoconhecimento e crescimento espiritual. Ela nos mostra que a solidão não significa abandono. Muitas vezes, é a maneira que a Providência Divina encontra para despertar a nossa força interior. Assim, em vez de buscarmos no outro a solução para nossa sensação de vazio, devemos olhar para dentro e fortalecer nossa conexão com nossa essência, através do autoconhecimento.
A felicidade depende das próprias qualidades do indivíduo
Muitas vezes, dependemos da aprovação e do olhar do outro para sentirmos que somos completos. No entanto, a verdadeira felicidade não vem de fora, mas do progresso moral e do autoconhecimento. A felicidade depende das próprias qualidades do indivíduo; quanto mais ele se adianta na perfeição, tanto mais feliz se sente. Quando nos voltamos para o aprimoramento pessoal, percebemos que a paz e a plenitude não dependem de circunstâncias externas, mas do equilíbrio interior.
Projetamos no outro a responsabilidade de preencher o que falta em nós, esquecendo-nos de que somos seres em evolução. Com um olhar aberto, identificando os seus valores e elevando os pensamentos acima das preocupações materiais, o indivíduo se torna mais feliz do que aquele que as circunscreve à vida terrena. A conexão verdadeira não se dá apenas com os outros, mas, principalmente, com nós mesmos.

A solidão pode ser vista, então, como um convite ao despertar espiritual. Em vez de temer, podemos acolhê-la como uma oportunidade para nos fortalecermos e compreendermos que a completude não está no mundo exterior, mas na paz que encontramos dentro de nós mesmos.
Se você ou alguém que ama esta passando por algum tipo de dificuldade e buscando isolamento. O primeiro passo é entender o que esta ocorrendo e buscar auxílio.
Para isso á diversos caminhos e a psicoterapia é um deles.
Entender a integralidade do ser humano e ter esse olhar será o grande divisor de águas, o autoconhecimento é fundamental.
Quer conversar ou buscar orientação?
Entre em contato. Estamos aqui para acolher, esclarecer e caminhar ao seu lado.
Gratidão,
Referências Bibliográficas:
1. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 922. Federação Espírita Brasileira (FEB), 1857.
2. KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo II, Item 5. O ponto de vista. Federação Espírita Brasileira (FEB), 1864
PORQUE ENFRENTAR TUDO SOZINHO?
Você tem um profissional com mais de 30 anos de experiência, que vai te ajudar onde você estiver, através da teleconsulta.
Existe um caminho para retomar o equilibrio e a confiança, assim como o controle de suas emoções.
Psicoterapia desenvolve em você habilidades para lidar com essas situações, o paciente estando no atendimento on-line ou presencial, compartilha suas dificuldades, emoções, preocupações de forma sigilosas, e recebe apoio, orientação e tratamento.

Silvio Cesar
Psicólogo - Psicoterapeuta Comportamental
Graduado em Psicologia pela UGFRJ em 1994
Intervenção terapeuticas em TCC - Terapia Cognitiva Comportamental
Psicoterapia Breve
Psicologia Hospitalar em pré e pós operatorio e pacientes crônicos
Trabalho com atendimentos clínicos com jovens a partir de 15 anos, adultos, famílias,
na modalidade ONLINE (Brasil e outros países) e PRESENCIAL (Rio de Janeiro).