
BORDERLINE
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE
Por: SILVIO CESAR
Borderline trata-se de um distúrbio de personalidade caracterizado por mudanças repentinas e opostas de comportamento. Comumente os pacientes lidam com momentos de comportamentos estáveis e serenidade, mas entram em um surto psicótico repentino.
Esses comportamentos são frequentes nas relações sociais, e nas expectativas vivenciadas com muita intensidade, gerando um alto grau de ansiedade. Quando tudo diante dele está bem, e essa é a sensação que ele tem do momento, para quem tem Borderline é o êxtase, é sublime, é excelente. Mas se algo foge do controle ou não acontece como suas expectativas, tornando-se desagradável, o mundo do borderline desaba.
Situações simples como; um amigo em que você conversa ou troca mensagens todos os dias, se em algum momento ele não responder, isso será um problema para o Borderline. Cria-se imagens mentais como algo pessoal, um pensamento, como se fosse desprezo, indiferença, rejeição, e vários outros sentimentos negativos. Chamamos isso de pensamentos disfuncionais ou percepções negativas dos fatos.
Outra possibilidade de diagnóstico é que o paciente tenha transtorno bipolar e não borderline. Em todos os dois diagnósticos, os pacientes têm humores extremos, como disposição e euforia em um momento, alternados com impulsividade e adoção de comportamentos de risco pouco tempo depois.
Porém, quem tem Borderline as instabilidades tem uma frequência bem maior, como em segundos, minutos ou horas. Já a bipolaridade, varia essa instabilidade de humor em dias, semanas ou meses. O fato é que o Borderline é um transtorno de personalidade, não de humor, apresentando reações de instabilidade mais complexas e duradouras se o paciente não estiver com o tratamento adequado.
Em resumo o transtorno surge devido a uma desordem na estruturação psíquica, onde é comum os pacientes não saberem o que são e o que desejam na vida, levando o indivíduo a viver sempre em extremos. Já na bipolaridade tudo está próximo às crises de humor. Enquanto o borderline a personalidade.
Temos aqui alguns sintomas de borderline, um profissional habilitado saberá durante as sessões de psicoterapia identificar se estão presentes no comportamento de seu paciente causando a instabilidade ou não, e indicar o melhor caminho para tratamento:

-
Impulsividade (o indivíduo coloca a integridade física e mental em risco de diversas formas);
-
Medo extremo de rejeição e abandono enxergando tudo como catástrofes;
-
Comportamentos nocivos e ameaças ou tentativas de suicídio, dos mais simples como arranhões, batidas da cabeça na parede e cortes no corpo;
-
Instabilidade na própria identidade, como exemplo uma pessoa que segue fielmente uma religião e, pouco depois, adotar outros valores contraditórios;
-
Pensamentos paranoicos como sentir-se fora de si, despersonalização etc;
-
Sentir amor doentio por alguém em um momento, e sentir ódio pela mesma pessoa logo depois;
-
Mudanças rápidas e extremas de humor que variam sem nenhum motivo aparente:
-
Sensação constante de vazio, não encontrando sentido para a vida, sentir tédio e melancolia frequentemente;
-
Propensão a entrar em discussões e sentir raiva;
Não estão aqui, enumerados, todos os sintomas que podem ser apresentados em um paciente com borderline, menciono apenas algumas situações, se você acredita que apresenta alguns desses sintomas, o correto é procurar ajuda profissional e realizar uma avaliação, lembrando que existe uma distância bem grande da teoria para a prática, isso inclui que devemos sempre lembrar que cada pessoa é um caso em especial e essa avaliação requer tempo.
Se deseja mais informações entre em contato e marque uma consulta.
PORQUE ENFRENTAR TUDO SOZINHO?
Você tem um profissional com mais de 30 anos de experiência, que vai te ajudar onde você estiver, através da teleconsulta.
Existe um caminho para retomar o equilibrio e a confiança, assim como o controle de suas emoções.
Psicoterapia desenvolve em você habilidades para lidar com essas situações, o paciente estando no atendimento on-line ou presencial, compartilha suas dificuldades, emoções, preocupações de forma sigilosas, e recebe apoio, orientação e tratamento.

Silvio Cesar
Psicólogo - Psicoterapeuta Comportamental
Graduado em Psicologia pela UGFRJ em 1994
Intervenção terapeuticas em TCC - Terapia Cognitiva Comportamental
Psicoterapia Breve
Psicologia Hospitalar em pré e pós operatorio e pacientes crônicos
Trabalho com atendimentos clínicos com jovens a partir de 15 anos, adultos, famílias,
na modalidade ONLINE (Brasil e outros países) e PRESENCIAL (Rio de Janeiro).